top of page

                              Sala- FITOCAM

 

Como surgiu a sala: Através da Assistente Social Maria da Conceição que ensinou a produzir os produtos fitoterápicos, a partir das ervas encontradas na comunidade. Além de ensinar a fazer shampoo, e alimentos os reaproveitando integralmente.  Hoje se reúnem e estão se reorganizando para melhor atuação da sala.

 

Como se organizam: Cada integrante colabora com uma mensalidade de R$5,00, para comprar materiais como embalagens e demais necessidades para fazer as oficinas na localidade. Possuem apoio de parceiros que colaboram ensinando novas técnicas e receitas com ervas medicinais. Atualmente tem trabalhando um pouco no individual, mas as trocas e receitas e até mesmo confecção de novas recitas produzem juntas.

 

O que produzem: Tinturas, xaropes, pomada milagrosa, sabão sólido e em pasta feito de óleo reaproveitado, sabonetes medicinais.

 

Divulgação e relação com a comunidade:  Produzem conforme a necessidade da localidade, somente quando precisam ou solicitam. A divulgação é mais no boca-a-boca, mas a frequência maior de usuários é da própria família. Na comunidade ensinam recitas e já até levaram alguns conhecimentos para fora do estado diz Cristina.

 

O que entendem por estar em rede:´´ União das pessoas, o se dar as mãos. A vida coletiva e partilhada, o respeito às diversidades. Resgate da esperança, muito importante para a sociedade. Forma de trocar e se reciclar, sensação de não estar só.´´

 

Cultura tradicional- saber popular: Um saber que é construído na família através das referencias das ervas e seu uso pelos seus ancestrais. Na comunidade se tem muito ainda esta herança doa valorização do saber popular, se encontram para identificar ervas medicinais nos quintais. Valorização do saber local.

 

Interesse da juventude: Até se interessam, mais tem outras demandas dificulta o aprendizado.

 

Dificuldades: A busca por um selo que as identifique e legitime seu trabalho de conhecedoras dos saber tradicional das ervas medicinais.

 

Informações complementares: Trabalho de amor,  solidariedade de voluntariado. 

 

Fundação: 10 anos      

Integrantes:  Maria Auxiliadora,  Betânia, Alzenir, Cristina, Ana Maria, Rosangela e Cidinéia.

 

 

 

 

 

Contatos: 7507-4524 / 7589-5438        

Dias de atendimento: toda terceira quinta feira do mês.

Local: Avenida José Lima dos Santos s/n°/ assentamento  Marapicu- (Mutirão),Nova Iguaçu.

 

 

bottom of page