top of page

Sala da Natureza Cantinho de São Francisco

 

 

Como surgiu a sala: Através do curso que Léia fez com a Irmã Silvete, depois passou para todos, daí conseguiram apoio da igreja comum espaço para atenderem e passarem seus saberes.

 

Como se organizam: A responsável é a Léia que compra os materiais, e se dividem para tender e fazer os produtos, tudo que é vendido é anotado. Parte do recurso vai para ajudar na igreja, e os demais para repor materiais. As ervas compram em Caxias e na horta próxima que plantaram as mudas das ervas para produzir os medicamentos.

 

O que produzem: Tinturas, pomadas, elixir, xaropes, sabonetes, shampoo, complemento alimentar, revendem produtos naturais, só vão repondo conforme vai acabando. Fazem a feira da saúde uma vez no ano, neste dia também fazem a limpeza de ouvido,

 

Divulgação e relação com a comunidade: Procurados  e bem aceito na comunidade, cerca de 60 pessoas por dia de atendimento. A divulgação é feita mais no boca- a -boca e o padre divulga na missa. Vem pessoas de bairros distantes procura-las, e muitas voltam com testemunhos de melhora, assim fortalecendo e legitimando o trabalho da sala. O posto próximo indicam pacientes para compra de xarope e complemento alimentar.

 

O que entendem por estar em rede:  "Uma das partes mais importantes, pois é o fortalecimento e a troca de saberes, uma segurança para os grupos."

 

Cultura tradicional- saber popular: Ensinam receitas tradicionais em casos específicos como esporão e outros. Vem esse saber como um tesouro, algo que ninguém tira.

 

Interesse da juventude: Difícil só os filhos mesmo.

 

Dificuldades: Muita demanda, e é muito difícil as pessoas querem contribuir, trabalhar voluntariamente, por isso elas não podem atender muitas pessoas, e na verdade nem é esta a proposta, a proposta é passar o conhecimento.

Informações complementares: trabalho com muito amor e doação, porem muito gratificante quando vem alguém e da um testemunho de melhora e indicam outros.

 

Fundação: 11 anos  

Integrantes:  Léia, Maria, Eliza, Lizete, Marlene e Nair.

 

 

 

 

 

 

Contatos: 3371-4207           

Dias de atendimento: quinta e segunda feira de 14 as 17:30

Local: Rua Cristiano Machado s/n  / Igreja  Matriz Santa Rosa de Lima / Jardim América

bottom of page