top of page

                           Sala Natureza Viva

 

Como surgiu a sala: Surgem se capacitando na Bioenergética, e depois de formado um grupo conseguiram uma sala na igreja, aonde se reúnem e fazem os atendimentos.

 

Como se organizam: Marina coordena desde que surgiu a sala, as demais fazem os atendimentos. As ervas são compradas, algumas trazem de sues quintais. Respeitam o cuidado da colheita das ervas. O recurso é destinado a repor materiais, xerox de recitas para distribuírem. Tudo que é vendido é anotado, e todos os atendidos tem sua ficha para acompanhamento.

 

O que produzem: Não fazem mais os produtos, atualmente somente atendem com terapias alternativas como Bioenergética, Massoterapia, Hemoterapia, Crânio Sacro, Argiloterapia e Frutoterapia. Neste utilizam ervas para óleos e tinturas.

 

Divulgação e relação com a comunidade:Não divulgam muito, por que já é muita demanda e poucas pessoas pra trabalhar. Vem pessoas de locais distantes indicados por médicos, isso se dá apenas pela divulgação do boca-a-boca.

 

O que entendem por estar em Rede:  Meio de  fortalecer e apoiar as pessoas que não tem condições de comprar remédios e se tratar. A Rede proporciona uma´rede´de conhecimentos e trocas. Também é necessário para se realizar reciclagens de saber, as partilhas que servem para dar apoio e força para os grupos, demostrando e provando o saber popular.

 

Cultura tradicional- saber popular: A busca de tentar fazer o tombamento como Patrimônio Imaterial no IFHAN tem sido muito difícil devido a má organização. São referencias de conhecimento cultural, herdeiras do saber ancestral das ervas medicinais.

 

Interesse da juventude: Se nem adulto se interessa, quem dirá os jovens. Diz Marina.

 

Dificuldades: Poucas pessoas que se doam para ser voluntárias neste trabalho. Muitos tem o conhecimento, mas pouco disponibilizam seu tempo para atender ao próximo.

 

Informações complementares: Além de atenderem na igreja, fazem atendimento domiciliar, cobram apenas uma taxa simbólica por atendimento, não visam o lucro e sim o bem estar alheio. Na baixada o Bispo Dão Luciano cuida para que não haja entraves com a vigilância da Saúde. Afirmam trabalhar com o saber popular , medicina natural.

 

 

Fundação: 18 anos    

Integrantes: Marina, Maria de jesus, Penha, Graça, Zeti  e celestina.  

 

 

 

 

 

Contatos: 98689-3349         

Dias de atendimento:  terça feira a partir das 14h

Local: Rua Mirandela s/n° / Igreja Nossa Senhora Aparecida/ Nilópolis

bottom of page