Sala Sempre Viva
Como surgiu a sala: Na igreja onde o Padre Valdir ano 1966-1967, era missionário, como só havia uma igreja em Morro Agudo, ele começou a comprar terrenos e fazer comunidades. Com isto começaram a ocupar um destes espaços para ser próprio para os encontros da pastoral da Criança. Assim foram se organizando. Depois iniciaram seus cursos em contato com a Rede Fitovida e começaram a se unir e produzir os produtos.
Como se organizam: Se juntas as quintas feiras para repor e fazer os produtos. Dividem-se em coordenação, divulgação e produção. Ensinam para voluntários na comunidade. Prezam pela união, de trabalhar na paz e harmonia.
O que produzem: Sabão e detergente caseiro com óleo reciclado doado pela comunidade, xaropes, tinturas, spray para garganta, multimistura, vinagre de maça, pomadas, mel, própolis e terapia alternativa natural de limpeza de ouvido.
Divulgação e relação com a comunidade: São bem aceitas na comunidade e a procura é bem assídua. A procura tanto é diversificada pela faixa etária quanto para produtos. Na Paróquia a divulgação acontece nas missas e nos encontros. Há procura de pessoas de outras regiões, e os postos de saúde local as indicam para seus pacientes.
O que entendem por estar em Rede: Se iniciaram na Rede Fitovida no Fórum de Ervas em Petrópolis, onde puderam vivenciar o aprendizado mutuo. É muita segurança estar em rede, de poder trabalhar o resgate de nossos avós, é uma proteção ao conhecimento popular. As partilhas são muito importantes para as trocas.
Cultura tradicional- saber popular: Poder trocar os conhecimentos das plantas medicinais e poder trocar isso é tradição é cultura. Não visar o lucro sim o bem estar do outro, com um conhecimento que é patrimônio da nossa sociedade que tem essência Indígena. Trazem com sigo este saber de suas regiões e sue ancestrais. Estes produtos curam de dentro para fora, onde o primeiro tem que ser tratado o espiritual, a fé é muito importante. A educação em lidar com o meio ambiente e proteger a natureza.
Interesse da juventude: Precisa de mais educação e interesse pelo saber popular. Não se interessam, só querem comprar pronto.
Dificuldades: Com a mídia, que não deixa este saber ser difundido, tem que ter uma melhor divulgação.
Informações complementares: Trabalho de amor e doação. Voluntário, que só visa o bem estar do próximo e auxilio aos menos favorecidos.
Fundação: 12 anos
Integrantes: Rosa, Dona Luiza, Ildesses, Tereza, Joselita e Irmã Rosa.
Contatos: 2767-8419 / 3103-1736
Dias de atendimento: quinta-feira de 9 às 17h
Local: Kilvo santos 928, Santos Neves/ Paróquia Nossa senhora da Conceição Rosa dos Ventos/ Nova Iguaçu.