Sala Recanto da Esperança
Como surgiu a sala: Fundada pela Irmã Ana Clara, que atualmente esta na Amazônia, ela que passou os conhecimentos do uso e cultivo das plantas medicinais.
Como se organizam: Dividem-se em coordenação, secretaria e atendimento. Sendo que os atendimentos sempre são duplas. Nas quartas feiras fazem mutirão para repor os produtos. Possuem horta na igreja, onde cultivam as ervas e as demais levam se seus quintais. O recurso arrecadado é para repor os materiais, e parte doam para a igreja.
O que produzem: Xarope do coração da bananeira, tônico para memória, óleo de copaíba, tinturas, pomadas, própolis, sabonetes medicinais, suplemento alimentar, multimistura, sabão caseiro de óleo reaproveitado, calmante natural, extrato hepático, leite forte, farinha de soja, compostos, extrato de menta, óleos naturais e protetor gástrico. Utilizam bastante chá. Antes de qualquer coisa, fazem a consulta bioenergética, tratam com ervas.
Divulgação e relação com a comunidade: Divulgam mais no boca-a-boca, e na igreja. É bem aceito na comunidade, atendem em média de 8 a 9 pessoas por dia. Vendem e trocam receitas também em proximidades de suas residências.
O que entendem por estar em Rede: Uma forma de aprenderem mais e trocar experiências, fortalecimento de saber que não esta só.
Cultura tradicional- saber popular: O saber natural, a medicina popular é direito de todos, e todos temos direito de acessa-los, é a nossa cultura.
Interesse da juventude: Não tem. Mas se tem que ter, senão isso irá se perder, afirmam.
Dificuldades: Não divulgam muito por causa da questão sanitária, que não gostam do trabalho com ervas e de saber popular.
Informações complementares: Trabalho gratificante de doação, o principio e o fim é somente fazer o bem ao próximo. ´´Vale a apena lutar por um bem incomum, um trabalho de amor e alegria.´´
Fundação: 14 anos
Integrantes: Maria Dolorosa, Irene, Helena, Fatima, Maria José(Deda), Penha, Silvia, Rosinda, Ivo e Conceição.
Contatos: 3759-0923
Dias de atendimento: terça e quarta de 14 às 17h
Local: Estrada São Bernardino, Barão de Guandu/ Paróquia Nossa senhora Aparecida de barão de Guandu- Fazenda Velha

