Sala Viva melhor
Como surgiu a sala: A Sala Viva melhor, é uma das salas mais recentes, foi formada através do incentivo da Rede Fitovida e união de agentes do saber tradicional local..
Como se organizam: Se organizam a partir da divisão de tarefas como compra de materiais, atendimento, manipulação das ervas e gestão da sala. Se revezam na semana para a produção dos produtos.
As ervas adquirem-no mercadão de Madureira -RJ, erveiros próximos e salas de produtos naturais.
O que produzem: Produzem tinturas, pomadas, sabão de óleo reciclado e sabonetes naturais. As produções aprenderam com a Irmã Silvete em cursos.
Divulgação e relação com a comunidade: São conhecidas na comunidade, e a divulgação além de ser por via oral, o Padre convida a população para conhecer o espaço. O trabalho é bem aceito na comunidade e a procura atualmente é menos frequente, acreditam ser por terem mudado de dia de atendimento. Frequentemente recebem agradecimentos dos usuários a respeito de suas curas através de suas tinturas.
O que entendem por estar em Rede: Elas afirmam que esta é a maior forma de legitimar seus trabalhos, que não tem recompensa, é muito gratificante.
Interesse da juventude: Precisa de mais educação e interesse pelo saber popular. Não se interessam, só querem comprar pronto.
Dificuldades: A mídia não deixa este saber ser difundido, tem que ter uma melhor divulgação.
Fundação: 2008
Integrantes: Sônia Regina, Maria de Lourdes e Tânia Diniz
Contatos: 21- 33911447/ 24170888
Dias de atendimento: quarta feira de 14hs as 17hs.
Local: Rua Paratinga s/n° Vista Alegre, Igreja São Rafael